segunda-feira, 14 de abril de 2008

Dia Mundial da Mulher

Foi realizada, no dia 8 de Março, uma actividade comemorativa do Dia Mundial da Mulher.


Expuseram-se livros relacionados com a Mulher e panfletos relativos à evolução desta, na sociedade.


Foram destacados os temas dos direitos ao voto e à educação e historiados os direitos da Mulher ao longo dos séculos XIX e XX, salientando-se o seu papel crucial na sociedade. Anteriormente, a Mulher desempenhava um papel restrito: mãe e dona de casa. Hoje, ela tem um papel mais abrangente , exercendo todas as profissões, mesmo as que antes estavam apenas atribuidas ao homem.


Houve a preocupação de dar a conhecer aos alunos mulheres feministas que ficaram célebres na história ( Simone de Beauvoir, Edith Piaf, Benazir Bhutto).


Nos placards apareciam fotos de mulheres exercendo todas as profissões conhecidas : executiva, médica, professora, camionista, militar, polícia, actriz e cientista . Nesta última situação, não foram esquecidos os nomes daquelas cujas descobertas foram decisivas para a humanidade.
Na comemoração desta efeméride, houve a preocupação de salientar um direito fundamental : o da livre escolha , que assiste a todos, independentemente do seu sexo. E também lembrar que este direito é uma conquista recente e que abrange apenas algumas mulheres, já que nem todas dele usufruem.

Nenhum comentário: